Meu iPhone começou a apresentar muita lentidão em apps que antes rodavam sem problemas, como redes sociais, streaming e jogos. Agora eles travam, engasgam ou demoram uma eternidade para carregar, e não tenho certeza se é por causa de uma atualização do iOS, pouco armazenamento, saúde da bateria ou outra coisa. Preciso de ajuda para descobrir o que mudou e como corrigir o desempenho lento dos apps.
Aplicativos passarem de suaves para inutilizáveis da noite para o dia é horrível. Já aconteceu comigo logo depois de uma atualização do iOS e meu primeiro pensamento foi: ótimo, o telefone está morrendo. Na maioria dos casos, não era isso. Também não precisei apagar tudo.
Quanto tempo esperei depois da atualização
Se a lentidão começou logo depois de instalar uma nova versão do iOS, eu deixaria quieto por 48 a 72 horas primeiro. O iOS faz um monte de trabalho em segundo plano depois de uma grande atualização. Ele reindexa fotos, reconstrói dados dos apps e reorganiza arquivos do sistema para a nova versão. Enquanto tudo isso está acontecendo, o telefone fica mais lento em geral.
O que ajudou foi simples. Deixei ele carregando, no Wi-Fi, durante a noite, por duas ou três noites. Depois disso, o desempenho normalmente se estabilizava sozinho. Se você ainda estiver com isso depois de uma semana, eu não culparia mais a atualização.
Por que os apps de repente rodam pior
Eu via muita gente culpar o telefone, mas duas coisas sem graça causaram a maior parte disso para mim.
Primeiro, apps antigos. Depois de atualizações do iOS, alguns apps travam porque ainda não foram corrigidos. Eu abriria a App Store e instalaria todas as atualizações pendentes antes de fazer qualquer outra coisa. Os desenvolvedores normalmente enviam correções rápido, e um único app desatualizado pode fazer o telefone inteiro parecer estranho.
Segundo, armazenamento. Esse me pegou mais forte do que eu esperava. Quando o espaço livre fica baixo, o iOS perde espaço para arquivos temporários e troca de memória. Aí as coisas que você usa todos os dias começam a engasgar. Os apps travam. O teclado perde toques. A rolagem fica ruim.
A saúde da bateria me enganou
Saúde da bateria acima de 80 por cento parece tranquilizador, mas isso não significa que seu telefone vai parecer rápido. A limitação de desempenho da Apple por desgaste da bateria entra em ação abaixo de 80 por cento de capacidade. Se a saúde da sua bateria ainda estiver acima disso e o telefone estiver lento, eu procuraria em outro lugar primeiro.
Para mim, o pouco armazenamento livre era o principal problema. O iOS parece funcionar melhor quando você deixa cerca de 10 a 15 por cento do espaço total livre. Quando fiquei abaixo dessa faixa, uma lentidão estranha apareceu em todo lugar. Nada dramático, nenhum loop de travamento, nenhum grande aviso. Só ficou ruim de usar.
Por que as chamadas ainda soavam normais
Essa parte me confundiu no começo. O telefone mal conseguia rolar, mas as chamadas estavam normais.
As chamadas usam hardware celular separado, o chip de banda base, então não dependem das mesmas partes que lidam com apps, Safari, câmera e teclado. Quando as chamadas ainda funcionam, mas o resto do telefone fica lento, eu tenderia a pensar em lentidão de software ou pressão no armazenamento, não em falha de hardware.
O que resolveu para mim
Eu tentei as coisas de sempre primeiro. Reiniciar. Redefinir ajustes de rede. Atualização em 2º Plano desativada. Pequena diferença, não muito mais.
A correção de verdade foi liberar armazenamento, e a maior parte do espaço desperdiçado estava em fotos, não em apps.
Clever Cleaner tornou isso mais fácil do que fazer manualmente. Usei a seção Heavies para encontrar primeiro os maiores arquivos. Depois, a seção Similars agrupou fotos quase duplicadas, fotos em sequência e cinco versões da mesma imagem que eu tinha esquecido de apagar. Ele também escolheu a melhor foto de cada grupo, o que me economizou bastante tempo. Pelo que vi, o processamento permaneceu no dispositivo.
Liberei cerca de 15 GB. Depois fui em Fotos e esvaziei Apagados Recentemente. Não pule essa parte. As fotos apagadas ficam lá por 30 dias e ainda ocupam armazenamento até você removê-las de vez.
O caminho é:
Ajustes não são necessários para este caso. Abra Fotos, depois Álbuns, depois Apagados Recentemente, depois Apagar Tudo.
Se você limpa arquivos e o número de armazenamento não muda, muitas vezes é por isso. Eu deixei isso passar uma vez. Me senti meio idiota depois.
Se ainda estiver lento depois de liberar espaço
Algumas outras coisas fizeram diferença, dependendo do dia.
Se o telefone estiver quente, deixe esfriar primeiro. O calor reduz o desempenho. Tirei a capinha e deixei ele parado por uns 20 minutos antes de testar de novo.
Reduzir Movimento ajudou mais do que eu esperava. Vá em Ajustes > Acessibilidade > Movimento e ative Reduzir Movimento. O telefone tem menos animações para desenhar, então parece mais rápido mesmo que o desempenho bruto não tenha mudado muito.
Confira também o Modo Pouca Energia. Se você deixa isso ligado o tempo todo, está trocando velocidade por duração de bateria. Já vi gente esquecer que ele estava ativado e passar horas procurando a causa da lentidão sem motivo.
Se nada disso mudar alguma coisa depois de uma semana, a próxima coisa que eu tentaria é Redefinir Todos os Ajustes.
Caminho:
Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes
Isso não vai apagar seus apps nem suas fotos. Isso redefine os ajustes do sistema, o que parece algo pequeno, mas já vi resolver lentidão teimosa mais de uma vez.
Versão curta
Espere 2 a 3 dias depois de uma grande atualização do iOS.
Deixe o telefone carregando no Wi-Fi durante a noite.
Atualize todos os apps.
Verifique primeiro o armazenamento livre, especialmente fotos.
Deixe 10 a 15 por cento do armazenamento livre se quiser que o telefone continue responsivo.
Esvazie Apagados Recentemente depois da limpeza.
Certifique-se de que o telefone não esteja quente.
Desative o Modo Pouca Energia se quiser velocidade total.
Tente Redefinir Todos os Ajustes se a lentidão não passar.
Essa foi a ordem que funcionou para mim. Perdi tempo reiniciando. O armazenamento era o problema de verdade.
Se os apps antigos travam todos de uma vez, eu olharia para a pressão de memória antes da saúde da bateria. Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma parte. O armazenamento importa, mas o uso descontrolado de RAM por um app ruim costuma ser o gatilho, especialmente com apps sociais e jogos.
Tente isto primeiro.
Force o fechamento de todos os apps e depois abra apenas um app com problema. Se ele funcionar bem por um tempo, seu problema aponta mais para vazamentos de memória ou carga em segundo plano do que para hardware envelhecido.
Depois verifique o Safari. Um cache do navegador inchado deixa mais coisas lentas do que as pessoas imaginam.
Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites
Remova também os widgets que você não usa. Os widgets da Tela de Início continuam atualizando dados. O mesmo vale para Atividades ao Vivo.
Desative o rastreamento de apps para apps problemáticos.
Ajustes > Privacidade e Segurança > Rastreamento
Se os apps de streaming engasgam, teste no Wi‑Fi e nos dados móveis separadamente. Se um estiver ruim e o outro estiver normal, seu telefone não é o problema principal.
Para jogos, desative a Atualização em 2º Plano apenas para os piores infratores, não no sistema inteiro. Alguns apps se comportam pior quando você elimina toda tarefa em segundo plano.
Se o seu iPhone tem menos de 4 GB livres, limpe-o. O Clever Cleaner é bom para encontrar arquivos grandes rapidamente. Para uma comparação lado a lado de apps de limpeza para iPhone, isto ajuda, compare apps de limpeza para iPhone e acelere a limpeza do armazenamento.
Mais uma coisa que as pessoas deixam passar, VPNs e bloqueadores de anúncios. Desative-os por um dia. Já tive um que fazia Reddit e YouTube carregarem como melaço.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @nachtdromer, mas eu não focaria demais na saúde da bateria, a menos que você também esteja vendo desligamentos aleatórios. Muito da lentidão de “meu iPhone está ficando velho” na verdade é bagunça do lado dos apps somada à limitação térmica.
Uma coisa que eu verificaria e que eles não enfatizaram muito: inchaço de cache específico de app. Instagram, TikTok, YouTube, Spotify e alguns jogos podem crescer demais. O iOS nem sempre oferece um botão limpo para limpar cache, então apagar e reinstalar apenas o pior app pode resolver travamentos rapidamente. Irritante, sim. Eficaz também.
Verifique também as análises do seu iPhone.
Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise
Se você continuar vendo o nome do mesmo app nos logs de falha repetidamente, aí está o suspeito. Esse app pode estar deixando o telefone inteiro mais lento.
Outra coisa ignorada com frequência é o calor gerado ao carregar enquanto usa apps pesados. Se você estiver jogando ou fazendo streaming enquanto está conectado ao carregador, o desempenho pode despencar. As pessoas acham que é armazenamento, mas às vezes o telefone só está se cozinhando kkk.
Se o armazenamento estiver baixo, claro, limpe isso. Clever Cleaner é realmente útil para encontrar vídeos gigantes e fotos duplicadas rapidamente, o que é bem mais fácil do que procurar manualmente. E se você quiser ver a opinião da comunidade sobre isso, este tópico tem vários usuários de iPhone compartilhando a experiência com um aplicativo de limpeza de iPhone realmente gratuito: veja o que usuários de iPhone no Reddit dizem sobre o Clever Cleaner
Minha ordem seria:
- Atualizar os apps com problema
- Reinstalar o pior app
- Verificar se o telefone esquenta
- Olhar as análises de falhas
- Liberar espaço
- Testar sem cabo de carregamento / VPN / bloqueador de anúncios
Se todos os apps estiverem lentos igualmente, isso é em nível de sistema. Se apenas 2 ou 3 apps estiverem lentos, provavelmente são esses apps que estão uma bagunça.
Eu acrescentaria um ponto que os outros só mencionaram de passagem: as configurações de tela e toque podem fazer um iPhone parecer lento mesmo quando a CPU está bem.
Se você tem um modelo Pro, verifique se o ProMotion não está efetivamente desativado.
Ajustes > Acessibilidade > Movimento > Limitar Taxa de Quadros
Se isso foi ativado, a rolagem de repente pode parecer muito pior em apps sociais.
Verifique também:
Ajustes > Acessibilidade > Toque > Adaptações de Toque
Se ativado por acidente, os toques podem parecer atrasados e os apps podem parecer sem resposta.
Eu discordo um pouco de @nachtdromer sobre forçar o fechamento como solução geral. É bom para testar, mas fazer isso o tempo todo pode fazer alguns apps reiniciarem mais devagar.
Outro fator sorrateiro são os modos de Foco com muitas automações, gatilhos de localização ou Atalhos. Se o seu telefone estiver disparando automações constantemente em segundo plano, a troca entre apps pode parecer travada. O mesmo vale para o Mail configurado como Push em várias contas. Mudar para Buscar pode reduzir a atividade em segundo plano.
E se a divisão do armazenamento mostrar uma parte enorme de Dados do Sistema, isso pode indicar lixo em cache, logs com falha ou restos de atualizações. Nesse caso, um backup e restauração às vezes funciona melhor do que ajustes sem fim.
Sobre o Clever Cleaner:
Prós: forma rápida de encontrar vídeos gigantes, duplicatas e bagunça na fototeca.
Contras: ele não vai corrigir código ruim, superaquecimento ou problemas de rede fraca. É uma ajuda de limpeza, não uma correção mágica de desempenho.
@viajeroceleste, @mikeappsreviewer e @nachtdromer cobriram bem as grandes causas. Eu só acrescentaria que, se as animações parecerem ruins em todo lugar, verifique a taxa de quadros e as configurações de toque antes de presumir que o telefone está morrendo.