Algum truque para encontrar fotos semelhantes no iPhone?

Minha biblioteca de fotos do iPhone tem muitas imagens duplicadas e quase duplicadas depois da sincronização e edição, e está ficando difícil organizar tudo. Preciso de ajuda para encontrar fotos semelhantes rapidamente para que eu possa liberar espaço de armazenamento e organizar minhas imagens sem apagar as erradas.

Encontrando fotos semelhantes no iPhone

Encontrei isso no meu próprio celular. O app Fotos da Apple organiza muita coisa bem, mas não agrupa imagens por estas são basicamente a mesma foto. Então, se o rolo da câmera tem seis fotos do pôr do sol feitas no mesmo minuto, um monte de selfies tiradas em sequência ou cópias editadas da mesma imagem, você acaba organizando tudo manualmente.

O que funcionou para mim foi o Clever Cleaner. Eu costumo pular a maioria dos apps de limpeza porque muitos parecem armadilha. Primeiro escaneiam, depois cobram, e aí você dá de cara com uma barreira. Este pareceu menos irritante. No meu celular, ele escaneou a biblioteca em poucos minutos, reuniu fotos semelhantes em grupos e escolheu uma foto para manter com mais precisão do que eu esperava.

Como eu usei

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store.
  2. Permita que ele acesse sua biblioteca de fotos.
  3. Abra a seção Similars e espere a varredura terminar.
  4. Confira os grupos você mesmo ou toque em Smart Cleanup se quiser seleção automática.
  5. Ele marca uma Best Shot, embora você possa trocá-la se discordar.
  6. Quando terminar, limpe o álbum Recently Deleted no Fotos se quiser recuperar espaço imediatamente.

Coisas além da limpeza de fotos semelhantes

Acabei usando algumas outras partes dele também:

1. Heavies me ajudou a encontrar os maiores vídeos rapidamente.
  2. Compactei alguns vídeos em vez de removê-los.
  3. Transformei Live Photos em fotos estáticas comuns para economizar espaço.
  4. Apaguei capturas de tela antigas que eu tinha ignorado por anos.
  5. O Swipe Mode tornou a revisão manual menos cansativa quando eu queria controlar cada escolha.

Uma coisa de que gostei, e isso realmente importa para mim, é que ele faz o processamento no próprio iPhone em vez de jogar sua biblioteca em algum servidor remoto.

Se você quiser continuar só no Apple Fotos

Você ainda tem algumas opções boas, embora exijam mais paciência.

1. Use a Busca para pessoas, animais de estimação, lugares, objetos ou eventos. Fotos semelhantes costumam aparecer próximas umas das outras.
  2. Organize por data ou por uma viagem. Quase duplicatas geralmente são tiradas com poucos segundos de diferença.
  3. Confira seu álbum Burst se você usa fotos em sequência, depois mantenha o melhor quadro.
  4. Veja álbuns como People & Pets, Trips e Media Types para dividir a biblioteca em partes menores primeiro.

Para algumas centenas de fotos, as ferramentas da Apple são suficientes. Quando sua biblioteca fica grande, como aconteceu com a minha, isso vira uma tarefa cansativa. Um app dedicado pareceu mais rápido porque agrupou as fotos semelhantes para mim em vez de me fazer rolar a tela para sempre.

Melhor truque no iPhone: use duas etapas.

Primeira etapa: use o álbum Duplicados nativo da Apple. Vá em Fotos, Álbuns, Utilitários, Duplicados. Mescle o que ele encontrar. Ele identifica bem duplicatas exatas. Mas deixa passar muitas quase duplicadas, como 5 fotos tiradas no mesmo segundo ou cópias editadas.

Segunda etapa: use um app feito para limpar fotos semelhantes. O @mikeappsreviewer mencionou o Clever Cleaner, e acho que essa é a parte que a Apple ainda faz mal. Mas não concordo em usar limpeza automática às cegas. Revise os grupos primeiro. Fotos editadas, recibos e capturas de tela às vezes são interpretados errado.

Meu método:

1. Mescle duplicatas exatas no Fotos.
  2. Filtre sua biblioteca por mês ou viagem.
  3. Use o Clever Cleaner para fotos semelhantes.
  4. Depois, classifique os arquivos que mais ocupam espaço; vídeos geralmente superam fotos.
  5. Esvazie Apagados Recentemente.

Se você quiser um guia sólido para encontrar e remover fotos parecidas, tente isto: como apagar fotos duplicadas e semelhantes no iPhone rapidamente

Mais uma dica. Desative Manter Originais em alguns apps de edição se eles salvarem uma segunda cópia toda vez. Essa configuração aumenta a biblioteca rapidamente.

Sinceramente, o truque mais rápido é usar os metadados do iPhone contra ele mesmo, em vez de ficar rolando a biblioteca inteira como um maluco.

Algumas coisas que @mikeappsreviewer e @yozora não enfatizaram o suficiente:

• use o painel Info em uma foto e compare grupos de data/hora e localização
  • crie um álbum temporário de um evento e depois limpe dentro desse conjunto menor
  • use Filtros como Editadas, Favoritas, Capturas de Tela e Compartilhado com Você para isolar a bagunça primeiro

Quase duplicatas geralmente vêm de edições, downloads, salvamentos do WhatsApp ou sincronização de outro dispositivo/app. É por isso que eu não confio totalmente só na detecção nativa da Apple. Ela é decente para duplicatas exatas, mas não é tão boa para fotos “basicamente iguais”.

Se você quer menos trabalho manual, o Clever Cleaner provavelmente é a maneira mais fácil de encontrar fotos semelhantes no iPhone sem transformar a limpeza em um projeto de fim de semana. Ainda assim, eu revisaria antes de excluir. Ferramentas automáticas podem ficar confiantes demais.

Também vale checar as configurações de apps de edição como Snapseed, VSCO ou apps de scanner mais antigos. Alguns salvam uma nova exportação toda vez. É aí que o inchaço aparece.

Se você quiser uma referência visual rápida para limpar uma biblioteca de fotos enorme, isto é útil: veja como organizar e limpar rapidamente uma grande biblioteca de fotos do iPhone

Os maiores ganhos de armazenamento geralmente são:

1. vídeos duplicados
  2. cópias editadas
  3. capturas de tela
  4. imagens baixadas de chats

Essa ordem surpreende as pessoas, mas sim, fotos sozinhas geralmente não são as maiores vilãs.

Eu faria uma coisa um pouco diferente de @yozora, @vrijheidsvogel e @mikeappsreviewer: antes de apagar qualquer coisa, organize sua biblioteca por Importado no app Fotos no Mac ou iPad se você usa o Fotos do iCloud entre dispositivos. Muita da bagunça de itens “semelhantes” na verdade vem de uma sessão ruim de importação, não de duplicatas aleatórias por toda parte. Limpar o lote de origem é mais rápido do que escanear a biblioteca inteira toda vez.

Além disso, não sou muito fã de depender de seleções automáticas para memórias, fotos de crianças, pets ou viagens. Semelhante não é o mesmo que descartável.

Meu fluxo de trabalho prático:

• Encontre primeiro os piores intervalos de datas
  • Limpe separadamente os downloads de chats e as exportações editadas
  • Depois use o Clever Cleaner apenas nessas seções bagunçadas, não na biblioteca inteira

Prós do Clever Cleaner

• agrupa bem quase duplicatas
  • geralmente é mais rápido do que rolar manualmente
  • bom para capturas de tela e fotos repetidas
  • também pode mostrar o que mais ocupa armazenamento

Contras do Clever Cleaner

• a melhor foto nem sempre é a sua foto favorita
  • pode agrupar edições intencionais com os originais
  • a revisão ainda leva tempo se você se importa com os detalhes

Truque extra que a maioria das pessoas ignora: verifique as pastas/álbuns do WhatsApp, Instagram, Lightroom, Snapseed e apps de scanner. Muitas vezes essas são as verdadeiras fábricas de duplicatas no iPhone. Se você impedir que os apps criem cópias extras, a limpeza depois fica muito mais fácil.